Banco Rendimento adota ferramenta SaaS para agilizar canal de comunicação com o cliente

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3
out
2014

Atento à concorrência, o Banco Rendimento, que presta serviços de câmbio financeiros e tem forte atuação no segmento de médias empresas,  sentiu a necessidade há alguns anos de obter uma ferramenta que melhorasse e tornasse mais ágil o canal de comunicação com os clientes. Normalmente, os bancos trabalham com sistemas diferentes para pessoa física e jurídica, mas o Rendimento, por ser um banco voltado mais para pessoa jurídica, precisava de algo que contemplasse informações sobre conta, extrato bancário e informações que empresas precisam usar no dia a dia. “O acesso a essas informações por parte do cliente gerava muito problema operacional no nosso back office”, explica Odair Silveira, gerente de sistemas do Banco Rendimento.

Em busca de uma solução no mercado que atendesse suas demandas, o banco chegou à 7Net, especializada em produtos para a integração de negócios, escolhida para fornecer a plataforma de internet banking no modelo de software como serviço (SaaS). “A ferramenta oferece um banco de dados e serviços de aplicativos dentro da estrutura da 7Net e nós alugamos o software e o serviço”, explica Silveira. Com isso, o Rendimento implantou inicialmente um canal para troca de arquivos. “Com o decorrer do tempo, adicionamos funcionalidades para tornar a plataforma mais atual e atrativa para conquistar clientes, com acesso a extrato online, meio de cobrança etc. — serviços básicos que a maioria dos bancos deve ter.”

A escolha pelo EDI7, ferramenta da 7Net para transferência de arquivos entre clientes e bancos, se deu, segundo o gerente de sistemas, por ser uma plataforma montada dentro de um serviço tradicional de mercado. “Já era uma estrutura montada. Não queríamos fazer um grande investimento , então usamos esse alicerce para integrar com outros produtos, sem a necessidade de ter uma estrutura interna”, salienta. Além de fornecer a ferramenta, a 7Net monitora e atualiza o sistema operacional, fazendo toda a manutenção do serviço, além de projetos específicos ao banco. “Economizamos em desenvolvedor técnico e analista funcional, e temos um ganho abrangente na cadeia produtiva”, ressalta Silveira. “O grande ganho é o cliente não depender de uma ligação para o back office do banco ou receber informação via fax, além de poder concentrar a força de venda em campo para conquistar mais clientes sem ter um maior número de pessoas na retaguarda.”

A plataforma está em pleno funcionamento desde 2009, mas nos últimos dois anos a integração está cada vez mais rápida, bem como a adoção por parte dos clientes, afirma Silveira. O gerente de sistema ressalta ainda, sem revelar cifra, que o modelo é bem atrativo, chegando a ser 50% mais barato que qualquer outro produto de prateleira. “O contrato é renovado anualmente. A 7Net cobra pelo desenvolvimento do sistema e pagamos uma licença pelo uso da plataforma. O restante é por tráfego de arquivos”, explica. O Banco Rendimento possui entre 1,5 mil a 2 mil empresas cadastradas no sistema e cada empresa pode colocar quantos operadores desejar, chegando a contabilizar 8 mil.

Site: http://convergecom.com.br/tiinside

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