Pioneiros no uso de cloud e analytics têm maiores ganhos

6
out
2014

A rápida adoção de novas tecnologias “leva a melhores resultados nos negócios”, de acordo com estudo do Harvard Business Review Analytic Services

De acordo com o estudo “The Digital Dividend – First Mover Advantage“, do Harvard Business Review Analytic Services, empresas que adotam mais rapidamente novas tecnologias são mais propensas a liderar, apresentando maior crescimento de receitas relativamente aos seus pares.

O estudo analisou a adoção das tecnologias “Big Five”: mobilidade, social, computação em nuvem, analytics e comunicações máquina-a-máquina (M2M). Patrocinado pela operadora Verizon, o estudo entrevistou 670 líderes de negócios e tecnologia de todo o mundo sobre o impacto dessas tecnologias.

O mundo dos negócios está dividida em três grupos bastante iguais quando se trata de adoção de novas tecnologias. Cerca de um terço dos entrevistados (34%) identificaram as suas empresas como “Pioneiras” em TI, dizendo que acreditam fortemente nos benefícios da nova tecnologia e procuram obter uma vantagem inédita. Cerca de um terço (35%) disseram que assistem as líderes e só investem em novas tecnologias depois de comprovarem os seus benefícios. Um pouco menos de um terço (30%) se descreveram como “Cautelosas”. Essas geralmente esperam até a tecnologia estar bem estabelecida antes de adotá-la.cloud-e-analytics-TI-01O relatório constatou que 20% das empresas pioneiras tiveram mais de 30% de crescimento em receitas. Isto foi mais do dobro do crescimento experimentado por empresas identificadas pelo Harvard Business Review Analytic Services como “seguidoras” de algumas tecnologias (aquelas que esperam para ver e investem quando os benefícios estão comprovados), e três vezes o crescimento experimentado pelas “Cautelosas” (que esperam até uma tecnologia estar estabelecida).cloud-e-analytics-TI-02Não surpreendentemente, as empresas de tecnologia são as mais propensas a se definirem como pioneiras, já que seus modelos de negócios são afetados de forma mais dramática pelas mudanças na TI do que empresas de outras indústrias.

cloud-e-analytics-TI-03

Mais da metade das empresas Pioneiras (54%) já experimentaram uma mudança significativa de sua estratégia de negócio ou modelo de negócio por causa do uso de novas tecnologias, e 52% têm visto mudanças significativas nos produtos e serviços que vendem. São verdadeiros “negócios digitais”.

Já por região, as empresas asiáticas têm visto uma mudança mais significativa em produtos (41%), em comparação com as europeias (28%)  e as da América do Norte e resto do mundo (30%).

Mudanças dramáticas em modelos de negócios e produtos são acompanhadas por mudanças em todos os aspectos de como as companhias operam, incluindo vendas e marketing. E muitos dos Pioneiros prevêem uma mudança ainda maior nos próximos três anos, incluindo mudanças na forma de como suas empresas são geridas.cloud-e-analytics-TI-04A maioria das organizações tem adotado tecnologias móveis. O impacto que os smartphones e tablets têm tido sobre as organizações em menos de uma década é notável. Na outra extremidade do espectro, as comunicações M2M estão apenas decolando.

cloud-e-analytics-TI-05Fonte: IDG News Service I Retirado de: Cio

Add Comment

Your email address will not be published.

13 − 3 =