Wi-Fi gratuito dos ônibus de São Paulo

7COMmMiscelâneaWi-Fi gratuito dos ônibus de São Paulo
15
out
2014

Ainda em fase de testes, a cidade de São Paulo colocou em funcionamento os seus primeiros ônibus com sinal Wi-Fi aberto para os passageiros.

Segundo a SP Urbanuss, o sinal tem velocidade média de 2,4 megabits por segundo e suporta até 46 acessos simultâneos. Acima deste número, a velocidade é reduzida. No teste realizado, esse número ficou um pouco abaixo: um mega e meio para download.

Mas, um grande obstáculo ainda é a informação. Os ônibus com Wi-Fi têm apenas um adesivo no para-brisas: esta é a única sinalização de que o veículo oferece conexão gratuita. Com isso, a maioria dos passageiros com quem conversamos sequer sabia da novidade.

Dentro do ônibus, a internet é distribuída através de um roteador que recebe sinal de chips 3G. Cada veículo possui apenas um roteador com duas antenas. Segundo a entidade responsável, a estrutura permite maior distribuição de internet por todo o carro e em até cinco metros fora dele. Outro dado importante é que, a princípio, downloads serão bloqueados.

O Wi-Fi dentro dos ônibus é uma tentativa da prefeitura da maior metrópole brasileira de atrair os cidadãos para o transporte público – visto como uma das principais saídas para melhorar o trânsito na capital paulista. Mais do que isso, a conexão gratuita é apenas um primeiro passo do que serão os ônibus “hi-tech” que devem entrar em circulação em breve pela cidade.

Todo o processo de tecnologia embarcada está em fase de testes iniciais e precisa da homologação da SP Trans, fazendo parte, inclusive, da Consulta Pública sobre tecnologia embarcada, prevista para 2015. Mas para quem vive conectado, a notícia é animadora.

A iniciativa é boa, mas, ficam os alertas. Sempre que você usar uma rede pública, aberta, desse tipo, evite acessar sites de bancos ou outros sites que guardem informações importantes da sua vida. A segurança nesse tipo de rede é bem menor do que quando você acessa via 3G ou em outros tipos de conexão. Use, mas use com segurança!

Fonte: Olhar Digital

Add Comment

Your email address will not be published.

sete − dois =