Uma arte a ser domada: gerenciamento do tempo

7COMmCarreira em TIUma arte a ser domada: gerenciamento do tempo
14
fev
2015

por:Alexandre Franco

Quando é chegada a quarta-feira, 50% da semana praticamente já se foi. Fico imaginando neste momento quantas pessoas já se perguntaram se vai dar tempo de terminar aquele projeto importante, aquele relatório semanal, ou até mesmo, se vão conseguir cumprir a promessa que fizeram aos filhos de brincar com eles, ou à esposa para levá-la a jantar nesta sexta-feira, após o trabalho.

Gerenciamento do tempo é quase uma arte que, desde muito tempo, se mostra cada vez mais complexa. O motivo? Todos sabemos do que se trata, mas muitos não sabem como executá-la. Alguns dizem que tudo de fato começou com o “boom” da internet e o crescimento da tecnologia, que expandiu, de forma muita intensa, os horizontes do, acesso à informação, porém, a ineficiência dos seres humanos em gerenciar prioridades, apenas se agravou com a globalização, e não surgiu exclusivamente dela.

Cada ser humano é diferente um do outro, mas pelo menos, um comportamento extremamente importante no processo de evolução da espécie faz parte da essência de cada um: o desejo pelo sucesso. Os enormes esforços investidos desde os primórdios da humanidade, seja na luta para conquistar alimento ou encontrar uma caverna para se abrigar, nada difere do que vemos hoje em dia com a conquista do primeiro carro, da primeira casa, daquele tênis ou roupa importada.

Já parou para pensar que cada uma dessas coisas adquiridas custa muito mais caro do que o valor da etiqueta? Vejamos: quantos compromissos familiares deixamos de presenciar por causa do trabalho? Lembra daqueles gestos pequenos, porém absolutamente importantes que seu esposo/esposa, filho/filha tanto gostavam e que há tempos você não faz? Quando foi que leu pela última vez aquele livro sobre carreira ou fez aquele curso/treinamento que tanto gosta? Agora pense bem: qual foi a última vez que você organizou tão bem seu tempo que lhe permitiu estar sempre presente com sua família com gestos de carinho que só você sabe fazer? E qual foi a última vez que escolheu priorizar a família de forma que conseguisse negociar as tarefas no trabalho, sem que sua imagem ou carreira fosse impactada negativamente?

Infelizmente nos dias de hoje, as pessoas se mostram cada vez mais frustradas com sua capacidade de organização, e, em especial, de negociar e delegar atividades e prazos. Fato: emergências no trabalho surgirão sempre, portanto, devem ser encaradas de forma positiva. Os problemas permitem que sejamos mais criativos, que busquemos equilíbrio para tomar decisões importantes. Exigem que trabalhemos melhor em equipe e, até quem sabe, descobrir uma habilidade antes adormecida dentro de nós.

Problemas servem de superação, e isso é fundamental para o crescimento profissional (e de preferência, os complexos). Mas, fica a dica: um profissional de sucesso não é um acumulador de atividades, e sim, aquele que utiliza de forma eficaz as ferramentas e a estrutura do trabalho para atingir os resultados, baseando-se num entendimento muito claro do urgente x importante.

Para finalizar, escolhi algumas dicas adicionais de leitura com o intuito de fomentar a contínua busca pelo conhecimento:

Dica 1) Leitura do Capítulo 3 do livro “A tríade do Tempo”, por Christian Barbosa

http://www.triadedotempo.com.br/bnews3/images/multimidia/images/TriadedoTempo-ResumoCap3.pdf

Dica 2) Acesso à Matriz de gerenciamento do tempo extraída do livro “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes”, de Stephen Covey, capítulo 3

http://saudegeia.com.br/compartilhe/gerenciamento-do-tempo/

Dica 3) Reflexão: “Ao lado da nobre arte de conseguir fazer coisas existe a nobre arte de deixar as coisas por fazer. A sabedoria da vida consiste em eliminar o que não é essencial.” (Lin Yutang)

Sobre Alexandre Franco:

Administrador graduado em Gestão de Negócios Internacionais com extensão de estudos nos Estados Unidos onde foi vencedor do prêmio de melhor projeto de consultoria em negócios. Possui histórico profissional em cargos de liderança em multinacionais e é colunista do site TI Especialistas no temas de Gestão do Conhecimento e carreira.

Fonte: TI Especialistas

Add Comment

Your email address will not be published.

quinze − quinze =