Comprometimento Profissional, você tem?

7COMmCarreira em TIComprometimento Profissional, você tem?
3
mar
2015

por: Marcelo Pires Ferreira

Hoje em dia cada vez mais as empresas buscam profissionais que tenham comprometimento, mas afinal o que é comprometimento profissional?

Comprometimento é tudo que as pessoas fazem a mais, sem que alguém tenha pedido, ou seja, é você superar as expectativas, surpreender as pessoas, ser engajado com suas atividades e acima de tudo não se conformar com determinada situação de problema.

O que acontece hoje nas empresas, são colaboradores realizando somente o necessário, ou seja, fazem o que seu cargo/salario exigem, o restante não é com ele.

Quantas vezes não fomos em alguma reunião ou até mesmo em outra empresa, (em empresas públicass isso é comum), para resolver algum tipo de problema, e as pessoas nos foram passando para outras, dizendo que a pessoa responsável não era ela. Quando nos dirigimos à alguma empresa, qualquer pessoa que vemos com crachá, nós o identificamos como representante da corporação, independente de ser a copeira, o atendente ou o diretor. O compromisso em resolver o problema das pessoas, independente da sua responsabilidade, é um grande exemplo de comprometimento.

O colaborador comprometido tem orgulho da organização, recomenda seus produtos e serviços e vê a empresa como um dos melhores lugares para se trabalhar. Esse colaborador associa o seu sucesso profissional à companhia e buscam o crescimento da empresa sempre, pois, a empresa crescendo a sua imagem para o mercado tambem ira crescer.

Para ser engajado e motivado, o colaborador deve compreender onde a empresa quer chegar e o que ele pode fazer para ajudá-la. Deve também compreender a sua verdadeira função na empresa. “O papel de uma telefonista não é atender o telefone, é facilitar a comunicação interna e externa da empresa, aumentando a produtividade da equipe. A partir do momento em que o colaborador sabe como está contribuindo para o sucesso daqueles à sua volta, se sentirá motivado a fazer a coisa certa.”

Quantas vezes ficamos a mais na empresa, sem ganhar horas extras, pelo compromisso de apresentar aquele relatório no outro dia? Enfim, tudo que você faz a mais, sem o interesse de obter alguma vantagem, é o que faz a diferença hoje no mundo corporativo; e é o que cada vez mais as empresas buscam.

Em todos os caminhos de nossa vida, nós vamos nos deparar com o comprometimento ou não, de outras pessoas, ou da empresa na qual trabalhamos. E é esse diferencial que traz a credibilidade e o sucesso de pessoas e empresas.

 

Sobre Marcelo Pires Ferreira

Profissional com mais de 10 anos de experiência em TI. Formado em Ciência da Computação, Pós Graduado em Engenharia de Software e cursando MBA em Gestão Empresarial com ênfase em Liderança. Certificado em COBIT 4.1 e ITIl V3 Foundation. Sólida vivência no gerenciamento de equipes de Suporte e Desenvolvimento. Experiência em Sistemas de Billing (Internet e Telecom), Banco de dados Oracle, Sql Server, S.O Unix Solaris e Windows. Conhecimentos do conceito PMI e Governança em TI.

Fonte: TI Especialistas

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