Você tem um plano de carreira?

7COMmCarreira em TIVocê tem um plano de carreira?
11
mar
2015

Por: Alex Silva

Tenho notado que nos últimos anos há um crescimento considerável de utilização de recursos de TI nos negócios como explanei no meu último artigo publicado, porém percebo também que quando se diz respeito a plano de carreira para um profissional de TI, muitos não sabem dizer o que de fato pretendem.

Talvez este problema se dê pelo fato de que em nossa cultura quase não se fala em como elaborar um plano de carreira nas escolas ou universidades, pelo contrário somos levados pela tendência de mercado, que de fato dita as regras, porém podemos nos preparar melhor para encará-lo.

Tive a oportunidade de quando estava na 8ª série do ensino fundamental, fazer um teste vocacional na escola que estudava e que foi acompanhado por um profissional, onde no final fui orientado com algumas dicas.

Isso foi em 1993 e me lembro que o resultado a grosso modo, demonstrava uma tendência para áreas técnicas, a dica foi: “faça um curso de informática”, segui o conselho e aqui estou, 18 anos depois, feliz com o que faço e focado em chegar mais longe.

O que quero explanar neste artigo é a importância de desenvolvermos um plano de carreira, que a meu ver começa com a vocação que se tem, é claro que não temos muito como fugir da tendência de mercado, mas podemos nos preparar melhor para entrar neste mercado. Vejo muitos reclamarem que TI esta meio “prostituído” e credito este fato a pessoas que entram na área em busca de emprego e não de carreira, o que faz uma enorme diferença no final.

Mas afinal o que é um plano de carreira?

De forma bem simplória é quando um profissional busca saber para aonde está direcionando sua carreira, apesar de ser impossível negar que tanto o mercado quanto o profissional podem mudar e, por isso, sempre deve haver certa flexibilidade neste direcionamento. Neste plano você analisa aonde quer chegar e o que fazer para se chegar lá.

Como elaborar um plano de carreira?

Reflita sobre o que você deseja para a sua carreira no longo prazo, defina um objetivo genérico como “Me tornar executivo em uma grande multinacional”, “Me tornar um DBA“, “Me tornar um analista sênior” ou “Me tornar um administrador de redes”, e escreva este objetivo em uma página – daí sairá seu plano de carreira, este certamente é o começo de tudo, definir aonde se quer chegar.

Por exemplo, analise o que será necessário para se chegar lá, como:

– Faculdade na área específica (já possuo ou estou cursando?).

– Inglês fluente (sim ou não?).

– Certificações (é importante ou não?).

– Experiência (estágio ou já estou na área).

A partir daí busque desenhar seu plano de carreira, visando alcançar os requisitos necessários para tal seguimento. Você precisa analisar o que é preciso para que se tenha êxito na carreira escolhida, os exemplos acima são simples, preciso de nível superior? hoje em dia é quase uma unanimidade que sim, inglês fluente? também, certificações? vai depender da área escolhida, mas em quase todas as áreas você terá uma certificação a escolher e a experiência? é fundamental.

Parece simples e lógico o que estou expondo aqui, mas o fato é que muitos não se atentam a isto e não definem uma meta para se chegar no objetivo final, pois tudo isto demanda tempo e investimento, além de muita paciência e persistência. Senão seremos só mais um no meio da multidão, e o tempo passa sem que nós prcebamos, sendo assim o melhor a fazer é saber aproveitar o tempo.

Para mim plano de carreira é muito importante, porque não quero só ter um emprego, quero uma carreira, pois vou passar no mínimo 35 anos no mercado de trabalho, e ficar este tempo todo sem saber o que de fato seguir ou pior, ser levado pela maré não esta nos meus planos. Certamente existe diferença entre ter um emprego e ter uma carreira.

Lembrando que o mercado e até mesmo você podem mudar com o tempo, mas as regras são básicas para qualquer carreira. Então boa sorte com seu plano de carreira, pode ter certeza, quando se tem um, você se diferencia dos demais, por que seus passos estão focados em algo específico e com isso não se perde tempo.

Mas lembre-se, isto não é fórmula mágica e plano de carreira pode ser algo bem mais detalhado, mas fica aqui algumas dicas de como começar a elaborar um, ou a se pensar em ter um plano de carreira. Em todo caso pode-se buscar ajuda com profissionais de RH.

 

Sobre Alex Silva

Certificado Microsoft e com experiência de mais de 14 anos na área de TI como Consultor de Infraestrutura, atuando em Projetos que envolvem Tecnologia Microsoft (Windows Server NT, 2000, 2003, 2008 e 2012, Exchange e Hyper-v).

 

Fonte: TI Especialistas

Add Comment

Your email address will not be published.

4 × 1 =