5 Dicas simples e básicas que te ajudarão na organização do seu dia de trabalho

7COMmCarreira em TI5 Dicas simples e básicas que te ajudarão na organização do seu dia de trabalho
14
abr
2015

por: Fabiano Santana

Uma pesquisa publicada pela Accountemps revelou que os executivos gastam de cinco a seis semanas por ano somente procurando informações que perderam. Esse é o custo da falta de organização. Agora, isso é ruim ou bom? Qual seria o custo para organizar essas informações e não perdê-las?

Perceba que não existe uma regra universal, ou uma receita de bolo que dirá o que é ser organizado, nem como ser organizado. O que sabemos, obviamente, é que cada pessoa constrói o seu mínimo necessário para uma organização aceitável.

O que se sabe é que a ausência de organização consome tempo e produtividade. Portanto, recomendamos que você encontre urgentemente seu nível de organização.

Uma dica essencial sobre organização é eliminar tudo aquilo que você não precisa, ou seja, quanto menos você tiver, menos terá que vasculhar para encontrar algo. Isso deve fazer parte da sua rotina: eliminar o que não é necessário.

Os conceitos de mesa limpa também podem ajudar. Eu particularmente não gosto de muitas coisas em cima da mesa. Geralmente tenho apenas minha agenda, uma caneta, laptop e mouse. Só.

Seguem abaixo 5 dicas, que se aplicadas, poderão elevar o seu nível de organização:

  • Mantenha sua agenda sempre atualizada, e compartilhe-a com seu time. Isso ajudará na comunicação entre você e os membros da equipe, e também valorizará a gestão transparente.
  • Tenha uma lista de tarefas, de preferência priorizada. Não se esqueça de diferenciar importante de urgente.
  • Organize seus documentos e e-mails de tal forma que possa encontrá-los facilmente. Crie categorias (poucas) de tal forma que você não tenha dúvidas sobre que tipo de informação existe naquele container.
  • Lembre-se da regra: “quanto menos você tiver, menos terá que pesquisar”.
  • Faça limpezas periódicas nos seus arquivos (físicos ou digitais). Evite ficar guardando lixo.

É isso meus amigos. Acredito fortemente que se conseguirem colocar em prática esses itens, sua vida mudará. Por vezes, no meio de tanta correria, não conseguimos parar e analisar o que realmente está acontecendo na nossa vida, e com isso nem damos conta de que podemos mudar e fazer melhor. É hora de mudança, é hora de assumir as rédeas da sua vida, e só depende de você. Dê o primeiro passo!

Muito obrigado, torço muito pelo seu sucesso e felicidade, e conte comigo para o que der e vier.

 

Fonte: TI Especialistas

Add Comment

Your email address will not be published.

dezoito − 14 =