7COMm diversifica carteira de clientes

7COMmReleases7COMm diversifica carteira de clientes
28
out
2015
jorge tokuda 7comm

Jorge Tokuda, diretor de consultoria da 7COMm

Setor financeiro ainda predomina, mas empresa resolve projetos de missão crítica em setores como varejo online

Fundada há 18 anos, inicialmente como fornecedora de soluções de EDI, a 7COMm já atuou em mais de 1.000 projetos, a maioria de desenvolvimento de sistemas em seus dois maiores clientes, BM&F e Bradesco. Embora continue expandindo sua carteira de clientes no setor financeiro, com a inclusão de bancos médios e seguradoras, outros segmentos começam a ter mais peso, particularmente o de varejo.

“Na área financeira, cada instituição é diferente e os projetos envolvem as mais diversas disciplinas e serviços de TI. Em tecnologia, ser ‘especializado no setor financeiro’ implica um conjunto muito amplo de competências. Portanto, somos procurados por companhias que precisam de conhecimento de sistemas e entendimento do negócio, e não apenas de desenvolvimento de sistemas”, explica Jorge Tokuda, diretor de consultoria da 7COMm.

Entre os produtos de software, a empresa mantém a evolução de seu produto para transações, o EDI7, e a qualidade reconhecida das tecnologias de troca de dados e processos também está no B2B7, para integração de cadeias de suprimentos. No último trimestre, a empresa lançou o Card7, uma solução para o processamento de transações com cartões concebida para simplificar a configuração de regras de negócio e as integrações com o back-office. Tokuda menciona que o sistema suporta mais e 600 transações por segundo e permite ainda realizar alterações nas regras de autorização sem a necessidade de interrupção do serviço.

Entre as atividades de consultoria, em meados deste ano a 7COMm fez a migração dos sistemas da BBM (Bolsa Brasileira de Mercadorias) para a plataforma Azure. Além da BBMNet, outros 7 sistemas críticos foram à nuvem da Microsoft: Cadastro de Participante; SINAP (Sistema de Registro de Algodão em Pluma); CFBBM (Controle financeiro); Pregão Dinâmico; Pregão Prazo Determinado; Ofícios e Documentos; e Registro de Balcão.

No setor de varejo, a 7COMm tem grandes clientes, como redes de supermercados e distribuidora de combustíveis, com sua solução B2B7, para automação de operações de relacionamento com fornecedores e gestão financeira. No entanto, Tokuda destaca demandas sofisticadas entre clientes da área de comércio eletrônico, como a NetShoes. “Desenvolvemos sistemas para ofertas personalizadas em portais”, conta o executivo. Ele observa que a inteligência de marketing das companhias líderes nesse segmento se baseia não apenas em grandes volumes de dados, mas também em arranjos criativos de Big Data, para que a tecnologia deixe o varejista um passo a frente. “Sistemas mais sofisticados podem oferecer ao cliente produtos que aparentemente não possuem nenhuma relação com aqueles que ele comprou anteriormente, através de algoritmos mais ou menos complexos que mapeiam o perfil de consumo do cliente, cruzando informações de fontes diversas, inclusive de mídias sociais”, exemplifica.

Fonte: Executivos Financeiros