Os desafios das empresas com a transformação digital

31
out
2016

A cada dia, o surgimento de novas ferramentas faz com que as empresas repensem, diariamente, seus processos para poderem estar mais preparadas para os desafios que a transformação digital traz para o seu negócio. De acordo com pesquisa do IDC, até 2017, um em cada três CEOs das três mil maiores empresas da América Latina elencam a Transformação Digital como base de sua estratégia corporativa.

Por isso, é importante que as organizações estejam preparadas para as mudanças. “Alguns pontos são fundamentais para que a transição para o mundo digital seja realizada sem grandes traumas: gestão de processos, de pessoas, de tecnologia e de informações”, explica a Diretora Executiva da 7COMm, Estefanie Takase.

Objetivo claro e definido
Para a executiva, a companhia deve ter claro qual seu principal objetivo. “Se o intuito for reduzir custos, o gestor precisa pensar em como ele pode utilizar a tecnologia para tornar o processo da organização mais eficiente, como, por exemplo, aperfeiçoar os recursos e reduzir custos”, afirma. Portanto, é importante levar em consideração algumas dicas para se preparar para a inevitável transformação.

Planejamento no uso da tecnologia
Plataforma a ser utilizada, computação em nuvem, banco de dados, segurança e ferramentas de análise. Tudo isso deve ser considerado nesta transformação. “É importante ter planejamento e contar com apoio de profissionais experientes para que a transição seja tranquila”, diz Estefanie Takase.

Outra dica valiosa é fazer um pente fino nos arquivos que serão colocados na nuvem e transferir somente o que for necessário. “O ideal é não ‘sobrecarregar’ o cloud com informações que não precisam estar ali, pois, em vez de ter menos custos, a sobrecarga pode gerar uma cobrança extra dos serviços contratados”, explica.

Gestão das informações
Ter o controle de todos os seus processos, quando são totalmente digitalizados, facilita o trabalho do gestor. “Ele tem o detalhamento de tudo, pois adquire informações minuciosas sobre seu público interno e externo. Essas mudanças podem permitir que a empresa prospecte mais clientes ou, ainda, enxergar a oportunidade de atuar em outras áreas”, diz a executiva.

Gerir bem as informações é questão de sobrevivência para as empresas, de qualquer segmento. “Otimizar é sinônimo de eficiência. Se uma sua empresa ainda não está otimizando processos, aplicações e sua infraestrutura de tecnologia, não pode mais perder tempo, deve começar a agir imediatamente”, finaliza Estefanie.