Ministro apresenta temas da estratégia digital brasileira a executivos do setor de tecnologia

7COMmTransformação digitalMinistro apresenta temas da estratégia digital brasileira a executivos do setor de tecnologia
17
abr
2017

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, apresentou nesta sexta-feira (31), em São Paulo (SP), temas que são foco da formulação da Estratégia Digital Brasileira. O plano vai articular iniciativas governamentais voltadas para o desenvolvimento da economia digital, promovendo o avanço da digitalização dos processos produtivos e a capacitação do país para o ambiente digital.

“Não há país no mundo que não se desenvolva sem investimento efetivo para o campo digital”, destacou Kassab, em evento organizado pelo Movimento Brasil Competitivo (MBC), que reuniu altos executivos e empresários do setor de tecnologia e outros segmentos. “Tanto na Estratégia Digital quanto na construção do Plano de Internet das Coisas, estamos atentos a sugestões e contando com a participação do setor privado”, disse Kassab.

A Estratégia Digital Brasileira está sendo preparada por um grupo de trabalho interministerial, coordenado pela Secretaria de Política de Informática (Sepin) do MCTIC e, após formalizada, deve ser submetida a consulta pública. O documento final vai embasar a elaboração de uma minuta de decreto, a ser submetido à Casa Civil da Presidência da República.

“Queremos dar nossas contribuições, e tanto sermos ouvidos quanto ouvir o governo”, afirmou o presidente executivo do Movimento Brasil Competitivo, Cláudio Gastal. O executivo destacou que a iniciativa de governo se refere a diferentes setores. “Não é apenas um setor, mas diferentes iniciativas relacionadas à área digital”, disse.

Segundo o secretário de Política de Informática do MCTIC, Maximiliano Martinhão, o trabalho está sendo desenvolvido com grande sinergia entre o ministério e os representantes do grupo de trabalho. “Deveremos manter reuniões e contatos para colaboração”, afirmou Martinhão.

O Plano Nacional de Internet das Coisas está sendo construído pelo MCTIC com apoio da consultoria Mckinsey e financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Outras iniciativas

Kassab também ressaltou outros projetos do MCTIC, como o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC), construído em parceria com o Ministério da Defesa, que vai permitir o fornecimento de internet de banda larga em todo o território nacional. Além disso, ele reafirmou a importância da atualização da Lei Geral de Telecomunicações, projeto que está no Congresso Nacional e que prevê obrigações de investimento em banda larga pelas operadoras de telecomunicações e a importância da reativação do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT), promovida em fevereiro pelo governo federal.

O Movimento Brasil Competitivo foi criado em 2001 e se propõe a aproximar os setores público e privado. A instância debate diferentes temas visando ampliar competitividade do país e a capacidade de investimento do Estado para a melhoria dos serviços públicos.

Fonte: MCTIC

http://www.mcti.gov.br/noticia/-/asset_publisher/epbV0pr6eIS0/content/ministro-apresenta-temas-da-estrategia-digital-brasileira-a-executivos-do-setor-de-tecnologia