Busca
+55 (11) 3358-7700 | +55 (11) 4058-7777

Blockchain, IoT e análise de Big Data formam o ‘fidget spinner’ da quarta revolução industrial

Assim como qualquer criança sabia o que era um pião ou uma bolinha de gude em outras gerações, atualmente qualquer criança sabe o que é um fidget spinner. Para quem ainda não sabe, trata-se de um objeto pequeno, com três pontas, que tem sua utilização baseada num sistema de rolamentos internos. Ao ser girado, o brinquedo faz com que suas três pontas se movimentem harmoniosamente criando uma experiência sensorial agradável que pode ainda ser incrementada com o estabelecimento de desafios como o de passar o dispositivo da mão de uma pessoa para outra, sem que ele caia ou pare de girar.

Aplicando esta experiência ao futuro da tecnologia, podemos imaginar o Blockchain, a Internet das Coisas (IoT) e análise de Big Data como as três pontas que, ao serem movimentadas com harmonia, criarão as condições ideais para aplicações disruptivas e revolucionárias em praticamente todos os segmentos de negócio num cenário pós digitalização.

A recente pesquisa Top Information and Communication Technologies de 2017, da Frost & Sullivan que elegeu 10 tecnologias como as mais emergentes no quesito disrupção destacou essa possibilidade.

Em reportagem publicada pelo portal IDG NOW, Kiran Kumar, gerente do programa TechVision, da Frost & Sullivan declarou que a convergência do Blockchain e da IoT, juntamente com a análise de Big Data, será um tripé importante para o sucesso das empresas.

“Blockchain está provando ser uma solução viável para muitos desafios, como a autenticação e autorização de dispositivos IoT. Como resultado, isso ajudará a eliminar a necessidade de intermediários centrais “, afirmou.

O trabalho levou em conta alguns fatores para esta conclusão, entre eles a capacidade de receber investimentos. “O Blockchain está expandindo seu escopo de aplicação além das instituições bancárias e financeiras em uma ampla gama de casos de uso em todas as indústrias. O financiamento global para as startups de Blockchain vem sendo de mais de US$ 1 bilhão, desde 2014”, acrescentou Kumar.

A 7COMm está em linha com essa expansão do blockchain e tem demonstrado isso com o desenvolvimento constante de cases com a nova tecnologia para os mais variados segmentos.

Com base no lema “Blockchain na prática” a empresa está pronta para fazer a convergência com IOT, Big Data e o que for preciso para levar seus clientes o quanto antes aos parâmetros da quarta revolução industrial pois, embora tenha sido muito bom rodar pião e jogar bolinha de gude, esse tempo passou e o futuro é do fidget spinner. Vamos brincar?