Busca
+55 (11) 3358-7700 | +55 (11) 4058-7777

7COMm investe no fornecimento da Consultoria Ágil, o elo entre pressa e perfeição

Uma das maiores fontes de estresse entre o cliente e o fornecedor de tecnologia é a diferente expectativa de tempo para os projetos saírem do papel. Frequentemente as empresas estão reclamando da demora entre a solicitação de um software, uma plataforma ou qualquer outro tipo de sistema e a entrada destes pedidos em produção. Este é um bom indicador de quando adotar um desenvolvimento ágil: ele vai ajudar a orientar o esforço de entrega para aquilo que traz valor ao cliente além de fazer com que isso aconteça o quanto antes e com o menor nível de desperdício.

Os adeptos desta mentalidade trabalham com base em um manifesto no qual se comprometem a valorizar mais os indivíduos e as interações do que processos e ferramentas, software em funcionamento mais do que documentação abrangente, colaboração com o cliente mais do que negociação de contratos e responder a mudanças mais do que seguir um plano.

A 7COMm aderiu ao método em 2015 e desde então alcançou resultados surpreendentes na relação com seus clientes.  Agora a companhia está colocando este know how em sua prateleira de serviços para auxiliar o mercado em geral a alcançar os mesmos resultados em seus processos internos.

O mestre em engenharia de computação e enterprise Agile Coach, Daniel Alfenas, explica que o objetivo da companhia é atuar fornecendo consultoria especializada e alocação de mão de obra para ajudar na transformação ágil das empresas ou trabalhar para evoluir organizações já ágeis. Ele explica que isto é feito por meio da reorganização dos times, eliminação de silos, organização dos backlogs, alinhamento de entrega e adoção em escala de scrum, Kanban e Lean, entre outras ferramentas.

Segundo Alfenas, esta movimentação toda produz entregas mais frequentes de valor ao usuário, maior previsibilidade, times mais independentes e auto gerenciados, processos mais enxutos, maior engajamento dos funcionários com a visão da empresa e maior atração e retenção de talentos. “Os jovens talentos que tem sucesso ao trabalhar com um método ágil raramente vão ficar felizes trabalhando com desenvolvimento tradicional”, diz.

Um dos principais aliados da 7COMm no esforço de disseminar a cultura da Consultoria Ágil é o 7COINS, um aplicativo, desenvolvido por uma das equipes ágeis da companhia, que permite aos colaboradores reconhecerem o bom trabalho entre si (peer to peer recognition) e transformar esse reconhecimento em recompensas, utilizando moedas virtuais. A gestão mantém o controle sobre estas recompensas e usa as moedas trocadas no reconhecimento dos pares como referência, inclusive numa avaliação.  “ Ele permite uma melhor visualização da cultura da empresa e viabiliza uma atuação em formato de coaching para que as empresas aumentem a satisfação dos seus funcionários através de melhoria no reconhecimento”, diz.

Ao auxiliar as empresas a buscarem métodos ágeis e reconhecimento entre os pares, a 7COMm acredita que está oferecendo mais do que um novo serviço e uma nova oportunidades de negócios. A companhia entende que está auxiliando a geração de ambientes sustentáveis que são a base para o crescimento de qualquer corporação.