Search
+55 (11) 3358-7700

Assessment como ponto zero da Transformação Digital

Parece ser razoável que quando se pensa em transformar alguma coisa se saiba exatamente tudo sobre aquilo que se quer modificar. Por ser tão apropriado, o entendimento deste raciocínio tem consolidado o Assessment cada vez mais como o ponto zero para qualquer estratégia de Transformação Digital.

Isto porque desde que teve início a corrida para estar em conformidade com o que há de mais moderno em termos de tecnologia, não são raras as notícias sobre corporações que tiveram ou muito prejuízo ou muito desperdício justamente por iniciarem seus projetos sem a exata noção do ponto de partida.

Estas histórias costumam ter como vilões desde a realização de investimentos prioritários em tecnologia deixando de lado aspectos conceituais mais essenciais, criação de bases de dados novas sem necessidade, implementação de soluções mirabolantes tornando cada vez mais complicada a convivência entre o novo e o legado.

É justamente para evitar este tipo de precipitação que os especialistas têm recomendado cada vez mais que seja dado um passo atrás e, antes de tomar qualquer decisão, realizar um processo de Assessment.

Com o apoio de profissionais especializados e neutros, ou  seja; isentos da influência dos interesses dos departamentos internos da empresa, o assessment irá avaliar as práticas atuais realizadas pela organização, identificar e entender a estrutura tecnológica existente, avaliar de que forma ela pode ser utilizada para suportar tanto a manutenção dos serviços nos próximos anos e , principalmente, analisar de que forma essa estrutura pode ser melhor aproveitada nos lançamentos de novos produtos e serviços, assim como na estratégia de Transformação Digital em desenvolvimento.

Durante este processo são apontados os pontos fortes e os pontos fracos da empresa e estabelecido um patamar de acordo com uma escala de valores previamente definida.  O objetivo final de um projeto de assessment não é apontar os defeitos, mas sim, dentro do cenário encontrado, indicar qual o melhor caminho para evoluir a maturidade tecnológica da corporação, estabelecendo um plano alinhado com a estratégia da companhia

Compõe o arsenal informativo do assessment o fornecimento de indicações sobre as propostas de melhoria, as alternativas existentes para que elas sejam alcançadas, os pré-requisitos necessários, os riscos e possíveis impactos, baseados no resultado obtido na avaliação.

Todo este conhecimento prévio acaba servindo com um alicerce sólido capaz de orientar os arquitetos da transformação digital no sentido de que a evolução desejada seja feita com a máxima segurança e o menor custo possível, evitando desperdício e aproveitando ao máximo aquilo que a empresa já construiu ao longo dos anos de sua operação.

Afinal, transformação por si só não é sinônimo de melhoria. Mas se transformar é preciso, que comece pelo começo.