Search
+55 (11) 3358-7700

Consórcio bancário global R3 decide fornecer soluções em blockchain também para outros mercados

O consórcio R3, iniciativa que teve origem como um grupo formado por bancos internacionais para desenvolver blockchain em forma de soluções para a indústria financeira, está se transformando em um fornecedor da tecnologia também para segmentos como as indústrias de seguros, saúde, governo e energia, entre outros.

Em entrevista nesta semana para o portal CoinDesk, o CTO da organização, Richard Gendal Brown, declarou que ao analisar os sistemas que haviam construído, os executivos entenderam que as ferramentas eram muito mais amplamente aplicáveis.

Ele explicou que o uso da tecnologia por outros setores segue um conceito semelhante à ideia original utilizada para os bancos. “Se as empresas compartilham dados e ativos umas com as outras na Corda (plataforma de blockchain do R3), elas podem eliminar processos duplicados e confiar que estão todos com as mesmas informações sobre quem fez o quê”, disse.

O executivo citou como exemplo negociações envolvendo companhias aéreas, agências de viagens e hotéis. Segundo ele, por meio da Corda, empresas destes segmentos em todo o mundo podem chegar a um consenso sobre quais assentos e quartos foram reservados, sabendo que os dados compartilhados são sempre iguais para todos.

Para o chefe de plataforma da R3, Mike Hearn, desta forma a plataforma Corda alimentaria uma futura “economia automatizável”, na qual os bots ajudam a administrar as cadeias de suprimentos.

O R3 conta com mais de 100 membros como bancos, seguradoras, instituições financeiras, reguladores, associações comerciais e empresas de tecnologia.

Além destes associados, o consórcio possui uma rede global constituída por mais de 60 parceiros que trabalham com a empresa de software R3 para desenvolver aplicações baseadas em sua plataforma Corda.

A 7COMm é um desses parceiros no Brasil e está ativamente envolvida em atividades como o desenvolvimento de provas de conceitos, pilotos, soluções de produção para clientes em Corda.

O Corda é uma plataforma DLT de código aberto inspirada em blockchain que elimina o atrito caro em transações comerciais, permitindo que as instituições realizem transações diretamente usando contratos inteligentes, garantindo os mais altos níveis de privacidade e segurança.

O CEO do R3, David E. Rutter, declara que a instituição reconhece o potencial dos parceiros gerarem receita, contribuindo para um ecossistema vibrante de aplicativos de contabilidade distribuída interoperáveis.

“Nossa comunidade colaborativa e aberta dá às empresas total liberdade para desenvolver soluções inovadoras para os desafios específicos de seus clientes. Estamos satisfeitos com a demanda que temos visto de empresas de diferentes setores e regiões para lucrar enquanto trabalhamos em conjunto com o R3 para fazer da Corda a principal plataforma peer-to-peer para o comércio global”, conclui.