Search
+55 (11) 3358-7700

7COMm é uma das primeiras parceiras da R3 para pulverizar plataforma de blockchain CORDA por todo o Brasil

Prestes a completar três meses da inauguração de seu escritório no Brasil, a empresa de software R3 segue atendendo a massiva quantidade de ligações e contatos que se seguiram ao anúncio de sua presença local. De acordo com o head de parcerias no país, Nayam Hanashiro, é muito grande o número de pessoas e corporações querendo conhecer a plataforma Corda, desenvolvida pela instituição.

Segundo ele, para 2018, a R3 ainda tem uma missão evangelizadora, de fazer com que as pessoas possam entender e pensar em blockchain como solução para seus desafios no mercado. Mas o gestor informa que mesmo assim, o foco também está voltado para fomentar novos negócios.

“Não estamos aqui só para conversar. Estamos aqui para mostrar que tem benefícios na adoção de uma plataforma como esta. Tanto que hoje alguns projetos já começam a se materializar. É possível ver casos no país de uso nos quais os clientes entendem que vale a pena uma prova de conceito ou, por ventura, criar uma solução por meio de um parceiro tecnológico”, diz.

Ele explica que por enquanto o Corda ainda é um serviço open source. Isso significa que qualquer pessoa ou corporação pode usar a plataforma gratuitamente. Mas em breve, possivelmente ainda no primeiro semestre deste ano, será lançada a versão enterprise e então terá início a fase comercial intensiva.

Hanashiro explica que neste momento a estratégia de trabalho com o apoio dos parceiros tecnológicos será fundamental. “Como empresa de software temos uma estratégia de negócio muito clara. Sabemos que não teremos capilaridade para chegar em todos os lugares e atender a todas as oportunidades existentes. Então, o modelo de parceria será usado fortemente como um método indireto de vendas.

Neste sentido, o gestor comenta que parceiros como a 7COMm, que já tenham conhecimento suficiente e estejam preparados para falar sobre Corda serão extremamente importantes. “A 7COMm foi uma das pioneiras em termos de estudar, adotar e fomentar a plataforma. Então nós sabemos que a 7COMm é referência na parte técnica sobre Corda no Brasil”, diz.

Para o representante da R3, o fato da 7COMm já ter entregue implementações de Corda mais do que comprova sua capacidade em trabalhar com a tecnologia. “A 7COMm já caminha sozinha dentro dos projetos relacionados à tecnologia e nós incentivamos cada vez mais que a empresa atue neste sentido. A equipe já foi treinada, já sabe tudo o que tem que ser feito e isto torna a parceria muito tranquila e autossuficiente. Esse é o ponto principal que buscamos”, diz.

Nayam Hanashiro disse ainda que além do trabalho em conjunto com os parceiros tecnológicos, outra aposta da empresa para este ano será no contato com o mercado e investimento em marketing. Para isso a R3 estará presente em um grande fórum de tecnologia no final de maio em Porto Alegre (11º Fórum Internacional de TI BANRISUL) e também participará com um estande no CIAB FEBRABAN.