Search
+55 (11) 3358-7700

Afinal, o que é Design Thinking?

O Design Thinking é uma abordagem que aplica a forma de pensar dos designers à resolução de problemas diversos na corporação. É centrada no ser humano para projetar soluções inovadoras e relevantes que atendam às necessidades das pessoas, abordando-as em seus contextos para entender em profundidade seus problemas. O Design Thinking pode ser usado no desenvolvimento de produtos, serviços, processos e em outros desafios das empresas.

O Design Thinking se baseia em três pilares: empatia, colaboração e experimentação. A empatia consiste em se concentrar no ser humano em todo o processo, colocar-se no lugar da pessoa a quem o projeto se destina para criar algo eficaz para ela. A colaboração se refere ao trabalho coletivo para a cocriação de ideias que resolvam determinado problema. E a experimentação serve para reduzir o risco e aprimorar as soluções por meio da criação de protótipos e da realização de testes.

Com tudo isso, você deve estar se perguntando: “Mas por que eu tenho de aplicar essa abordagem em vez de continuar resolvendo os problemas e desenvolvendo os processos como sempre?”. O Design Thinking pode ajudar a sua empresa com algumas questões recorrentes no mundo dos negócios, como se pode ver a seguir.

Como aplicar melhor o investimento?

Com o Design Thinking, todas as ideias são testadas antes de serem implementadas, evitando assim o retrabalho e o investimento em ideias que podem não trazer resultados satisfatórios.

Como estimular a criatividade e a inovação na minha empresa?

Em abordagens tradicionais, muitas vezes as pessoas têm receio de arriscar, o que faz com que nem todas as ideias sejam apresentadas. Ao utilizar o Design Thinking, a equipe entende que falhar faz parte do processo de inovação e os erros se tornam aprendizados que servem para o aprimoramento do trabalho.

Como atrair mais clientes?

Como uma das premissas principais da abordagem, o foco no ser humano ajuda as empresas a melhorar as chances de sucesso em relação à solução proposta, por trazer o cliente para o centro do processo, melhorando a competitividade no mercado.

Quer se aprofundar no assunto? Baixe o e-book e aprenda, na prática, sobre essa abordagem.