Search
+55 (11) 3358-7700

Maioria dos desenvolvedores em Cloud dá preferência a banco de dados como serviço

Na primeira quinzena de outubro, a ResearchAndMarkets.com divulgou seu relatório Cloud Development Survey 2018, cujo objetivo é explorar as atividades e percepções dos desenvolvedores sobre o papel da nuvem em suas organizações, bem como o papel desta tecnologia nas tendências tecnológicas emergentes. Uma das principais constatações do trabalho foi a de que o modelo de operação que considera o Banco de Dados como um Serviço é considerado o de maior valor pelos profissionais do setor.

Segundo nota publicada no portal BusinessWire, os fornecedores de nuvem estão trabalhando duro para conquistar desenvolvedores para suas plataformas e, de acordo com mais de 480 desenvolvedores que estão desenvolvendo ativamente para ou na nuvem, o Banco de Dados como Serviço é a coisa mais valiosa dessa equação.

O texto informa que o DBaaS foi classificado como o elemento mais importante que um fornecedor poderia incluir em sua oferta, para mais de 68% dos especialistas entrevistados. A opção liderou as classificações de suporte técnico, análise, fluxo de transcrição de conteúdo e serviço de monitoramento de gerenciamento e implantação.

A pesquisa foi feita em julho de 2018 e também perguntou sobre várias tecnologias e ferramentas que estão sendo usadas no desenvolvimento da nuvem. Segundo as respostas obtidas, o Hadoop e o Open Stack estão praticamente empatados entre os mais usados, com 38% dos desenvolvedores de nuvem usando cada um deles. No entanto, mesmo que o Open Stack seja uma plataforma de código aberto, as distribuições comerciais são mais comumente escolhidas e usadas. A pesquisa revela que 62% dos desenvolvedores de nuvem que usam o Open Stack preferem uma distribuição empresarial comercial como os distribuídos por fabricantes proeminentes como IBM, Oracle, VMWare e Red Hat.

“O banco de dados está no coração de quase qualquer aplicativo”, disse Janel Garvin, CEO da Evans Data, na matéria. Ele continuou avaliando que por isso não é de surpreender que os desenvolvedores identificassem isso como o valor agregado mais importante que um provedor de nuvem pode fornecer.

“O que é surpreendente é que os fornecedores de nuvem não tornam seus bancos de dados disponíveis mais um tema central em suas mensagens. É uma área que muitas vezes é negligenciada em campanhas de marketing”, finaliza.

O relatório Cloud Development Survey é realizado a cada 6 meses desde 2009. O foco no desenvolvimento de nuvem inclui áreas de tópicos, como; Abordagens para desenvolvimento e implantação em nuvem, implementação de serviços em nuvem, conteinerização, blockchain e nuvem, microsserviços, computação sem servidor, IoT e nuvem, características de desempenho de plataformas de nuvem e muito mais.

A 7COMm acompanha de perto as movimentações e tendências do desenvolvimento em núvem e está pronta para ajudar sua organização a fazer as melhores escolhas. Entre em contato.