Search
+55 (11) 3358-7700

Blockchain receberá em média US$ 5 milhões de investimentos das empresas em 2019

Os especialistas avaliam que 2018 foi o ano no qual definitivamente saiu de cena a pergunta “O que é blockchain?”. Durante os 12 meses do ano recém encerrado, a pergunta que foi ganhando espaço foi “Como é a melhor forma de aproveitar o blockchain?”

Em um artigo publicado no blog da empresa, o CEO e fundador da R3, David E. Rutter, afirma que empresas de todos os tamanhos em todo o mundo, em setores tão diversos como serviços financeiros, saúde e logística, agora estão usando ativamente blockchain em implantação.

“E outras milhares continuam a explorar sua aplicação para casos de uso que nunca poderíamos imaginar apenas dois ou três anos atrás. A adoção dessa tecnologia para reconectar a forma como o mundo faz negócios é agora uma inevitabilidade e, embora o momento dependa do mercado e do setor, a trajetória é clara”, diz.

Para embasar essa constatação ele cita dados da Pesquisa Global sobre Blockchain da Deloitte de 2018. O estudo feito junto a mil empresas em sete países revelou que 40% dos entrevistados relataram que suas organizações investirão US $ 5 milhões ou mais em tecnologia blockchain em 2019.

O trabalho mostrou também que 34% das companhias consultadas já tinham um sistema blockchain em produção em 2018, enquanto outros 41% espera implantar um aplicativo blockchain nos próximos 12 meses.

Rutter comenta que o potencial desta tecnologia para melhorar a eficiência, transparência, velocidade e a segurança na forma como o dinheiro e os bens fluem pelo mundo é vasto e praticamente inigualável, embora haja desafios a serem vencidos.

Um dos maiores deles, segundo artigo publicado no portal Finextra, pelo economista chefe do MIFSA, Carlo RW De Meijer, será a necessidade de aumento da interoperabilidade e padronização para a comunicação ideal entre diferentes plataformas e diferentes tipos de redes blockchain.

Como uma provável resposta a esta exigência, Meijer prevê que a indústria de blockchain deverá passar por algum tipo de consolidação em 2019.

Outro desafio apontado pelo especialista será solucionar a busca por pessoas e empresas com habilidades para projetar, implantar e manter a tecnologia blockchain. Ele afirma que em breve haverá uma alta demanda por especialistas em blockchain, arquitetos, bem como pessoas com habilidades específicas de blockchain e uma necessidade urgente de continuar atraindo os melhores talentos para o setor.

A 7COMm é reconhecidamente uma das empresas de maior destaque no Brasil no que se refere ao desenvolvimento de soluções e projetos com base em blockchain. Seus engenheiros e especialistas acompanham de perto o avanço da tecnologia e suas tendências ao redor do mundo. Em 2019 estaremos à disposição para ajudar empresas brasileiras a aproveitarem todas as potencialidades do blockchain. Entre em contato e feliz ano novo.