Search
+55 (11) 3358-7700

Qual a verdadeira imagem do Multicloud no cálculo do ROI?

A antiga brincadeira de ficar decifrando as imagens que as nuvens formam em suas movimentações pelo céu pode ser associada às dificuldades que os executivos de TI enfrentam no momento de fechar as contas e ter, na ponta do lápis, a certeza sobre os benefícios alcançados (ou não) após a implantação de uma estrutura de Multicloud em suas organizações.

O desafio é grande porque existe uma enorme variedade de modelos de custo e de cobrança por parte dos provedores. Cada plataforma de nuvem é composta por um conjunto específico de variáveis divididas em opções como cobrança por instância, por virtual machine, descontos temporários, e uma infinidade de outras alternativas que surgem a cada dia.

Desta forma, quando imagina que o uso que fez destes recursos terá como contas a pagar a imagem de um poodle, o responsável pelas finanças da empresa pode se surpreender tendo que pagar por um urso polar.

Ainda assim, todas as pesquisas mostram que a adesão à Multicloud tem crescido rapidamente  entre as empresas e isto acontece porque o sistema oferece vantagens reais como segurança e recuperação de dados; economia de recursos financeiros; tráfego direcionado; redução de riscos, flexibilidade para trabalhar com vários fornecedores; desenvolvimento de produtos melhorados; capacidades ampliadas; otimização da infraestrutura; padronização da tecnologia como serviço; e aderência à legislação, entre outras.

O cenário torna claro o dilema de que a dificuldade de identificar a imagem que tem o custo da Multicloud pode levar ao desperdício de um grande aliado. O risco cresce em proporção na tomada de decisão quando se sabe que na corrida pela transformação digital a estrutura de Multicloud é um combustível indispensável.

Então, chega-se à conclusão de que é preciso mesmo buscar formas de ter uma imagem clara sobre os custos deste serviço e o mercado já oferece alternativas para isso.

Uma delas é a contratação de especialistas que conseguem mapear os gastos com todas as variáveis de modelos Multicloud comparando as vantagens técnicas de cada solução às questões contábeis que elas oferecem.

Outra possibilidade é a terceirização deste mapeamento de forma a obter em forma de serviço todas informações   detalhadas e explicadas sobre os pacotes oferecidos em suas diversas modalidades. Essa terceirização pode ainda monitorar em tempo real, a maneira como a empresa está utilizando esses recursos.

No melhor dos mundos, a empresa deve não só ter a imagem definida dos gastos passados com Multicloud, mas também ser capaz de projetar a imagem futura destes deles com propostas de previsões orçamentárias considerando a necessidade que a companhia terá em seu ritmo de crescimento planejado.

Os profissionais da 7COMm acompanham atentamente o mercado de cloud em toda sua diversidade de oferta e estão á disposição para revelar a imagem de cada nuvem para que não haja sustos. Clique aqui e fale com um de nossos especialistas.