Search
+55 (11) 3358-7700

7COMm une forças à FIDO Alliance para reduzir dependência de senhas

O Centro Nacional de Segurança Cibernética do Reino Unido analisou recentemente as 100 mil senhas mais comuns que foram acessadas por terceiros em ataques globais e não deu outra: A sequência 123456 despontou na liderança entre as combinações preferidas pelas pessoas que tiveram suas informações violadas.

Mais de 23 milhões de usuários adotaram este código como ‘segredo’ para entrar em seus ambientes ‘protegidos’. As posições seguintes no ranking das senhas fáceis foram ocupadas por “qwerty”, “password” e 1111111, lembrando que “qwerty” é a sequência de letras da parte superior dos teclados em inglês e “password” significa “senha”. Já 1111111 dispensa melhores explicações.

O panorama traçado por essa pesquisa demonstra o quanto a dependência excessiva das senhas torna a segurança em TI vulnerável apesar da grande quantidade de ferramentas tecnológicas e sistemas de proteção disponíveis.

A 7COMm acaba de se consolidar como uma das empresas que tem prestado uma contribuição significativa aos esforços para reduzir esta dependência das senhas ao ter sua filiação aceita na FIDO Alliance, associação cuja missão é justamente desenvolver novos padrões de autenticação que permitam a disseminação de métodos mais seguros.

Os protocolos FIDO usam técnicas padrão de criptografia de chave pública para fornecer autenticação mais forte. Durante o registro com um serviço online, o dispositivo cliente do usuário cria um novo par de chaves. Ele retém a chave privada e registra a chave pública com o serviço online.

A autenticação é feita pelo dispositivo cliente comprovando a posse da chave privada para o serviço, assinando um desafio. As chaves privadas do cliente podem ser usadas somente depois de serem desbloqueadas localmente no dispositivo pelo usuário. O desbloqueio local é realizado por uma ação segura e fácil de usar, como deslizar um dedo, digitar um PIN, falar em um microfone, inserir um dispositivo de segundo fator ou pressionar um botão.

A FIDO Alliance é impulsionada por centenas de líderes de tecnologia globais representantes de empresas de pagamentos, telecomunicações, governo e saúde, entre outros que se uniram em apoio à missão da organização de reduzir a dependência do mundo em senhas.

Os membros da aliança contribuem para essa missão, influenciando o desenvolvimento das especificações do FIDO, estabelecendo as melhores práticas para a implantação da autenticação FIDO e promovendo a conscientização global da Aliança, sua missão e as especificações.

Com sua filiação reconhecida na entidade, os clientes da 7COMm passam a ter a certeza de que as soluções desenvolvidas pela companhia estão em conformidade com o que há de mais moderno e seguro em termos de autenticação e segurança no planeta.

A parceria entre 7COMm e FIDO será aprofundada ainda mais nos próximos meses e o primeiro resultado prático será a participação de ambas no mesmo stand durante a realização do CIAB Febraban 2019, o maior congresso da América Latina de tecnologia da informação e digital para o setor financeiro, que acontecerá entre os dias 11 a 13 de junho, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Você é nosso convidado. Não precisa de senha. Até lá.