Search
+55 (11) 3358-7700

Pagamentos instantâneos ampliam protagonismo da Blockchain privada da 7COMm

Enquanto aguarda os desdobramentos dos trabalhos do Fórum PI, grupo criado para discutir os assuntos relacionados ao desenvolvimento do sistema de  pagamentos instantâneos no país, a 7COMm atua no sentido de oferecer soluções que viabilizem vantagens competitivas a seus parceiros no uso desta nova e revolucionária ferramenta que logo estará modificando totalmente a forma como as transações comerciais e financeiras são realizadas no Brasil.

Neste sentido, a companhia entende que sua plataforma Blockchain privada fornece características suficientes para desempenhar um papel de protagonista no novo ecossistema.

Testada recentemente no desenvolvimento de um modelo de negócios ligado à gestão de programas de fidelidade, a solução revelou uma característica que vem ao encontro dos objetivos que norteiam a criação dos pagamentos instantâneos que é a velocidade na execução da transação.

A tecnologia viabiliza a redução de processos de checagens, auditorias e verificações já que todos os dados de movimentações são encadeados, criptografados e gerados em consenso entre os parceiros envolvidos.

São criados nós de verificações que ficam em poder dos participantes do sistema e para alterar uma informação que circule nele é preciso contar com a permissão das empresas envolvidas. Desta forma, todos têm certeza de que os dados registrados correspondem à realidade dos fatos e ninguém consegue fazer movimentações que não estejam autorizadas ou fora de alguma regra estabelecida.

Outro benefício observado é o aumento da segurança, uma vez que a solução praticamente eliminou a possibilidade de fraudes na acumulação de pontos e no resgate de prêmios.

Segundo o diretor de Diretor de Inovação e Novas Tecnologias da 7COMm, Sergio Yamani, qualquer iniciativa voltada a trabalhar com pagamentos instantâneos terá que oferecer estes atributos, o que coloca a 7COMm em posição privilegiada para auxiliar seus parceiros numa transição mais acelerada ao novo modelo.

O Fórum PI tem como objetivo subsidiar o BC em seu papel de definidor das regras de funcionamento do ecossistema de pagamentos instantâneos. De acordo com a instituição, à medida que se mostrarem necessários, poderão ser constituídos grupos de trabalho temáticos no âmbito do Fórum PI. Nesse momento, foram criados dois GTs: GT Negócios e GT Padronização e Requisitos Técnicos. Concomitantemente a essa atuação conjunta com os agentes de mercado, o BC desenvolverá a infraestrutura única de liquidação do ecossistema.

Yamani afirma que a 7COMm acompanha de perto todas as discussões e movimentações a respeito do assunto, avaliando a cada novo lance como pode, por um lado auxiliar com sugestões para a construção de um arcabouço saudável de legislação a respeito do tema e por outro, adaptar suas soluções para impulsionar os projetos de seus parceiros.

Enquanto isso, clique aqui, fale com um de nossos especialistas para enriquecer conhecimentos sobre o tema e trabalharmos juntos para explorar todas as possibilidades do negócio.