Search
+55 (11) 3358-7700

CASE: Garantindo alto desempenho e disponibilidade através de API’s

WSO2 ESB ajuda a garantir alto desempenho e disponibilidade 24×7 durante a alta temporada de compras de fim de ano

O eBay é o maior mercado on-line do mundo. Hoje, mais de 94 milhões de usuários ativos em todo o planeta migram para esse portal de compras a fim de encontrar as melhores ofertas no ciberespaço. Somente em 2010, o valor total das mercadorias vendidas no eBay foi de impressionantes 62 bilhões de dólares ou 2.000 dólares a cada segundo.

Juntamente com o sucesso do eBay, surge uma enorme demanda para garantir disponibilidade confiável e disponível o tempo todo dos serviços que possibilitam essas transações. Não há espaço para erros, em especial durante a alta temporada de compras on-line. Para o eBay, isso significou usar o WSO2 Enterprise Service Bus (WSO2 ESB) a fim de efetuar mais de 1 bilhão de transações por dia durante os horários de pico de compras em 2010.

 

Planejando o crescimento

Em 2009, o eBay avaliou se sua infraestrutura de tecnologia personalizada poderia ser dimensionada para suportar os negócios em rápido crescimento da empresa, com alto desempenho e confiabilidade consistentes. Depois de avaliar, a equipe de TI percebeu a necessidade de uma abordagem aprimorada.

“As soluções que usamos não atendem mais às nossas necessidades, por isso consideramos a possibilidade de construir um novo sistema interno ou de adotar tecnologia de terceiros”, afirma Abhinav Kumar, gerente sênior de engenharia de sistemas do eBay. “Estrategicamente, vimos vários benefícios em trabalhar com uma solução de terceiros, então avaliamos diversos produtos no mercado.”

Algumas considerações importantes influenciaram a decisão do eBay. Primeiro, o site queria adaptar recursos aprimorados de mediação e orquestração de serviços à sua já existente arquitetura orientada para serviços, a fim de aprimorar seus serviços de negócios. Além disso, qualquer solução implementada precisaria de escalabilidade e desempenho para sustentar as cargas de tráfego cada vez maiores da crescente base de clientes do eBay.

 

WSO2 ESB encabeça a avaliação do eBay

Por seis meses, o eBay avaliou várias soluções ESB de hardware e software líderes do setor, analisando os ESBs de código aberto e comercialmente licenciados.

“A tecnologia de código aberto é importante na medida em que impulsionamos a inovação em toda a nossa plataforma, e incluir alternativas de código aberto em nossa avaliação foi um ajuste natural”, observa Abhinav.

O eBay empregou uma análise profunda de cada produto concorrente do ESB que foi muito além de uma revisão da folha de recursos. A empresa revisou as arquiteturas de produtos e concluiu as avaliações de desempenho, em geral trabalhando com fornecedores para obter a imagem mais precisa possível.

Para facilitar a revisão do WSO2 ESB, a WSO2 ofereceu suporte de avaliação complementar do eBay que incluiu instalações de consultas oferecidas por 24 horas, nas quais os engenheiros da WSO2 estavam disponíveis no eBay a qualquer momento do dia para chamadas e consultas urgentes. Durante esse período, o eBay testou o WSO2 ESB sob cargas extremas de tráfego, e os arquitetos e engenheiros da WSO2 forneceram à equipe de TI do portal suporte técnico para validar seu desempenho.

Após um processo abrangente de avaliação, o eBay selecionou o WSO2 ESB 100% open source como o melhor produto capaz de lidar com os requisitos de middleware do mercado on-line do eBay. O WSO2 ESB superou todas as outras opções de software em velocidade e confiabilidade. Além disso, ao contrário do hardware do ESB, o WSO2 ESB demonstrou flexibilidade para crescer e se adaptar aos requisitos em evolução do eBay de modo a lidar com transformações, orquestrações e fluxos de mensagens complexos.

 

O WSO2 ESB oferece promessa de escalabilidade

Poucos meses depois de escolher o WSO2 ESB em 2009, o eBay procedeu a uma implantação inicial que atendia cerca de um milhão de chamadas por dia durante a temporada de compras de fim de ano de 2009.

Apenas um ano depois, todos os serviços do eBay que estão expostos ao comércio eletrônico são mediados com o uso de WSO2 ESBs – que trabalham com mais de 1 bilhão de chamadas por dia. Os ESBs da WSO2 também começaram a lidar com alguns casos de uso internos do eBay.

Agora, há vários pools de servidores WSO2 ESB, que são implementados em uma arquitetura sem compartilhamento, sendo executados no RedHat Linux e configurados em processadores Intel X86 multicore. Cada pool de servidores high-end WSO2 ESB está provisionando um dos três casos de uso que suportam as várias funções de negócios do eBay: roteamento, orquestração e encadeamento de serviços. Hoje, essas implantações incluem dezenas de instâncias do WSO2 ESB, que acomodam totalmente cargas de tráfego externas e internas de diferentes áreas funcionais, como compras, transações, checkout e dispositivos móveis, para citar apenas algumas.

A utilização de recursos do WSO2 ESB é muito eficiente, permitindo que implantações massivas sejam executadas em uma quantidade mínima de servidores, economizando tempo e dinheiro para os clientes. Além disso, o uso de memória das instâncias WSO2 ESB permanece estável, independentemente das flutuações de carga de tráfego no eBay para garantir alta disponibilidade.

Como as instâncias WSO2 ESB interagem facilmente com os sistemas de monitoramento internos e de terceiros do eBay, elas ajudaram a melhorar os recursos gerais de monitoramento do sistema.

Com o uso das implantações do WSO2 ESB, o eBay proporcionou uma bem-sucedida experiência de compra confiável e eficiente para sua vasta base de clientes em todo o mundo, para deleite da equipe de gerenciamento do portal e dos clientes.

“Usando os WSO2 ESBs, conseguimos oferecer aos clientes e parceiros a experiência de qualidade que eles esperam no eBay, mesmo com o crescimento da nossa base de clientes global”, observa Abhinav.

 

Serviços de suporte no local de classe mundial da WSO2

Dado o papel central que os ESBs WSO2 desempenham, o eBay contratou a equipe de suporte da WSO2 durante implantações críticas. Vale notar que os mesmos arquitetos e engenheiros da WSO2 que estiveram envolvidos com o design e o desenvolvimento de produtos também fornecem suporte, garantindo um profundo conhecimento da tecnologia.

Normalmente, durante novas implantações críticas, o eBay contrata um arquiteto especialista da WSO2, que trabalha no local com a equipe de engenharia do eBay para assegurar que a implantação seja concluída sem problemas. Essa abordagem de melhores práticas garantiu a conclusão oportuna e de alta qualidade de todo o projeto. Por exemplo, a equipe de suporte da WSO2 foi capaz de resolver e corrigir um bug no WSO2 ESB, em que o desempenho diminuiu depois que 1 bilhão de mensagens passou por um sistema específico. Essa limitação não existe mais. Além disso, a equipe de suporte da WSO2 forneceu ao eBay várias soluções alternativas e patches para permitir que o sistema interaja com os clientes que não estão em conformidade com as especificações HTTP.

 

O eBay continua expansão de implantações WSO2 ESB

Com base no desempenho comprovado, na utilização de recursos e na escalabilidade das atuais instâncias do ESS do WSO2, o eBay já planejou várias implantações futuras com a WSO2, incluindo o uso de implantações de gateway REST e de ESBs federados.

“O eBay é um dos líderes de e-commerce do mundo, e nossa tecnologia é de classe global. Usamos produtos como o WSO2 ESB que nos ajudam a gerenciar efetivamente nossos requisitos de eficiência, escalabilidade e segurança”, afirma Abhinav. “Do ponto de vista comercial, atingimos nossas metas até o momento. Estamos investindo no WSO2 ESB e planejamos continuar a fazer isso.”

A equipe de especialistas da 7COMm em parceria com a WSO2 tem atuado no desenvolvimento de projetos de API  com resultados positivos comprovados tanto em termos de inovação como de aumento da capacidade de gerenciamento do backoffice. Clique aqui e fale com um especialista.

Fonte: WSO2