Search
+55 (11) 3358-7700

CASE: Open Banking – uma parceria estratégica de bancos abertos

Por enquanto, sabemos que os bancos mantiveram acesso exclusivo aos dados do cliente. E enquanto esses dados foram compartilhados com outros provedores de serviços por meio de abordagens fragmentadas, um sistema em que as partes externas pudessem acessar esses dados era inédito.

E, com a inflexibilidade nos serviços financeiros, não havia margem de manobra para outros provedores entrarem no mercado e criarem produtos, serviços e experiências inovadores para os clientes. Regiões como Cingapura abriram suas APIs para outros provedores por um tempo.

Formalmente, o open banking foi regulamentado em 2017 para a Europa e o Reino Unido. Isso exigiu que os provedores de serviços bancários abrissem seus dados de clientes para provedores de terceiros autorizados por meio de APIs. Como resultado, criou-se um ecossistema de APIs com vários terceiros que interagem com os bancos para reinventar serviços financeiros usando APIs. Com os resultados alcançados, o open banking mostrou que vai muito além de regulamentações obrigatórias: ele é um fator de vantagem competitiva que alinha todo o ecossistema do banco com foco no cliente.

Conheça um dos cases de open banking realizados:

Cliente: Société Générale

Problema: Conformidade com PSD2 por meio de múltiplas entidades da Société Générale (SocGen)

Solução: A WSO2 foi escolhida como parceira estratégica para o sistema bancário devido a sua adequação com a arquitetura dos principais bancos, alinhamento da visão tecnológica e sua equipe de especialistas com domínio na tecnologia.

Uma solução personalizada de bancos abertos

O WSO2 Open Banking integrou-se perfeitamente com o sistema bancário principal e realizou personalizações para criar uma aparência nativa. Foi integrado com o sistema existente de gerenciamento de consentimento para fornecer melhor gestão de consentimento para o banco.

A 7COMm, em parceria com a WSO2, irá desenvolver um framework completamente adaptado ao mercado brasileiro que permitirá um compartilhamento seguro e um gerenciamento completo de APIs voltadas para os mais diferentes tipos de produtos e serviços que caracterizam o sistema financeiro nacional. “Isso permitirá que nossos parceiros saiam na frente daqueles que optarem por soluções direcionadas apenas a seus principais focos de negócios”, diz Sergio Yamani. Clique aqui e fale com um especialista no assunto.

Fonte: WSO2