Search
+55 (11) 3358-7700

Criptomoeda do Facebook promete propulsão a jato para pagamentos instantâneos

Apresentada por alguns veículos como a possível maior notícia depois do anúncio da criação do BitCoin, no mês de junho foram finalmente apresentados os detalhes referentes à Libra, a criptomoeda do Facebook. Mas antes de entender os aspectos principais de seu funcionamento, é preciso projetar sua potencialidade.

Considerando que a empresa de Mark Zuckerberg, tem também ao seu dispor ferramentas como WhatsApp e Messenger, é fácil imaginar que esta unidade de valor digital poderá estar facilmente nas mãos de milhões de pessoas, realizando pagamentos e sendo trocada entre os usuários destes aplicativos num sistema parecido com o modelo de pagamentos instantâneos, que o Banco Central brasileiro recentemente começou a  regular.

O próprio criador do Facebook cita esta possibilidade no post em que explica seus planos para a Libra. “Nós aspiramos facilitar o envio e o recebimento de dinheiro para todos, assim como você usa nossos aplicativos para compartilhar mensagens e fotos instantaneamente”, declarou segundo matéria publicada pelo portal Cointimes.

Na reportagem que apresenta as explicações de Zuckerberg é informado que para desenvolver o projeto o Facebook se uniu a 27 instituições em todo o mundo e criou a Associação Libra, uma organização sem fins lucrativos, que tem como objetivo criar uma infraestrutura financeira simples e global, que fortaleça bilhões de pessoas em todo o mundo. Ela será impulsionada pela tecnologia Blockchain e o plano é lançá-la em 2020.

Além disso, o Facebook também está lançando uma subsidiária independente chamada Calibra, que irá criar serviços que permitam enviar, gastar e salvar Libra, começando com uma carteira digital que estará disponível no WhatsApp e Messenger assim como em um aplicativo independente no próximo ano.

O Calibra será regulamentado como outros provedores de serviços de pagamento. Qualquer informação compartilhada com o Calibra será mantida separada das informações compartilhadas no Facebook. Desde o início, o Calibra permitirá o envio de Libra para quase qualquer pessoa com um smartphone a baixo custo.

“Com o tempo, esperamos oferecer mais serviços para pessoas e empresas como pagar contas com o apertar de um botão, comprar café com a digitalização de um código ou andar de transporte público local sem precisar levar dinheiro ou um passe de metrô”, diz o post de Mark Zuckerberg.

Segundo ele, ser capaz de usar dinheiro móvel pode ter um impacto positivo importante na vida das pessoas, especialmente aquelas que não têm acesso a bancos tradicionais ou serviços financeiros. “Neste momento, existem cerca de um bilhão de pessoas que não possuem uma conta bancária, mas possuem um telefone celular”, afirma.

Antecipando essa tendência dos pagamentos instantâneos, a 7COMm desenvolveu sua própria plataforma Blockchain privada que fornece características suficientes para desempenhar um papel de protagonista neste novo ecossistema que já bate às portas.

Não permite que sua empresa seja surpreendida pela inovação. Faça com que ela seja a fonte inovadora. Entre em contato e vamos desenvolver uma estratégia instantânea para isso.