Search
+55 (11) 3358-7700

Setor bancário representará 30% dos gastos com Blockchain até 2023

Os bancos manterão a tradição de vanguarda em termos de novas tecnologias e se manterão na liderança dos investimentos globais em Blockchain até 2023. De acordo com a última atualização do Guia Semestral de Gastos Globais da International Data Corporation (IDC), as instituições financeiras representarão cerca de 30% do total mundial nos próximos anos. Segundo os autores do estudo, a estimativa é de que os gastos mundiais com soluções baseadas nesta tecnologia alcancem cerca de US $ 15,9 bilhões em 2023.

Em comunicado emitido à imprensa o IDC afirma esperar que os gastos com Blockchain aumentem num ritmo robusto, com uma taxa de crescimento anual composta de 60,2% até 2023.  Para 2019 a previsão é de um aumento de 80% em relação a 2018 com um volume de US $ 2,7 bilhões.

O setor bancário impulsionará os gastos em dois dos maiores tipos de casos de uso de Blockchain que são os pagamentos e as transações transfronteiriças além dos acordos de financiamento de comércio e pós-negociação.

A pesquisa revela que a manufatura de processos será a segunda maior indústria a investir em Blockchain, com uma participação superior a 20% dos gastos totais.

Ao comentar os resultados, o diretor de Pesquisas e Estratégias Mundiais de Blockchain do IDC, James Wester disse que a adoção empresarial da tecnologia chegou silenciosamente a um ponto crucial em vários casos de uso.

Em sua opinião, as empresas estão reconhecendo o valor dos programas pilotos iniciais e transformando esses projetos em produção.

“Como indicam os dados no Guia de Gastos, o crescimento e adoção do Blockchain pelas empresas está acelerando à medida que são compreendidos os benefícios do seu uso para aumentar a eficiência e melhorar os processos. Há certamente alguma incerteza ainda sobre a tecnologia, especificamente nas áreas de governança e regulamentação, mas a adoção de Blockchain para serviços financeiros, identidade, comércio e outros mercados é animadora”, disse.

Já Stacey Soohoo, gerente de pesquisa Customer Insights & Analysis, da IDC declarou que, enquanto ainda se discute se as criptomoedas são uma solução em busca de um problema, muitas organizações e empresas perceberam que o Blockchain resolve muitos problemas comerciais atuais e iminentes.

“Muitos projetos Blockchain estão ganhando força à medida que os participantes da cadeia de valor percebem o progresso significativo que ele traz, lançando a tão necessária transformação dentro e entre indústrias”, disse

De acordo com sua análise, não é mais questão de saber se Blockchain está aqui para ficar, mas sim o escopo da adoção de Blockchain.

“Os benefícios tangíveis que o Blockchain traz para a mesa são o compartilhamento de dados entre instituições simplificando processos desatualizados e trazendo transparência aos processos de negócios enquanto também encoraja colaboração e parcerias”, concluiu.

Acostumada a desenvolver projetos em Blockchain para a indústria financeira, a 7COMm se encontra em posição favorável para apoiar bancos e outras companhias em suas jornadas de busca pela evolução de processos com a nova tecnologia.

Clique aqui e baixe o guia prático “6 passos para a implementação de blockchain” e entenda como iniciar essa jornada.