Search
+55 (11) 3358-7700

A solução da sua empresa contempla a proposta de valor total do Blockchain?

A busca pela proposta de valor total do Blockchain tem sido uma grande preocupação do mercado corporativo. Certamente ela está presente desde que os líderes de negócios começaram a explorar a tecnologia através de provas de conceitos e pilotos. Isto é assim porque todos sabem que é necessária uma estratégia muito bem elaborada para alcançar todo o potencial desta ferramenta.

De acordo com o Gartner, o Blockchain deve gerar US $ 3,1 trilhões em novos negócios em todo o mundo até 2030. É provável que a metade deste montante será gerado até 2025 com aplicativos projetados para melhoria operacional. No entanto, as empresas podem cometer erros que as deixarão fora de posição para alcançar a proposta de valor total do Blockchain. Nesse sentido, a ameaça é que elas usem estratégias erradas e sejam embaladas em um falso senso de progresso e capacidade.

Os verdadeiros negócios do Blockchain

Para isto ser evitado, o Gartner produziu o livro “Os verdadeiros negócios da Blockchain: como os líderes podem criar valor em uma nova era digital”. A saber, a obra foi lançada em outubro e tem como um dos autores o vice-presidente de pesquisa e membro do Gartner Fellow, David Furlonger.

Em síntese, ele acredita que as organizações devem entender melhor a proposta de valor total do Blockchain com base em diferentes arquétipos de soluções.

Só para exemplificar, o especialista afirma que soluções completas oferecem a proposta de valor total do Blockchain usando todos os cinco elementos chave. A saber, esses elementos são a distribuição, a criptografia, a imutabilidade, a tokenização e a descentralização.

Por consequência, este tipo de solução permitirá que as organizações reorganizem relacionamentos comerciais, monetizem ativos ilíquidos e redistribam dados e fluxos de valor. Assim sendo, elas poderão se envolver com mais sucesso no mundo digital e essa é a proposta de valor total do Blockchain.

Com a finalidade de examinar como a evolução das fases se alinha ao valor que as empresas esperam obter, o Gartner criou o Blockchain Spectrum. A princípio este conceito é usado no livro como uma das várias análises para revelar como o Blockchain evoluirá de hoje até 2030

As escolhas terão consequências significativas para a competitividade

Em suma, o Blockchain Spectrum é composto de quatro fases evolutivas que segmentam ofertas e características de soluções. Ou seja; Cada uma dessas fases oferece oportunidades e riscos. Se bem que os CIOs devem começar a experimentá-las em algum nível.  Isto deve ser feito com um entendimento de que as escolhas que fizerem terão conseqüências significativas para a competitividade da empresa e os respectivos setores.

Nesse meio tempo, os autores do livro dizem que poucas organizações tradicionais estão construindo soluções completas para Blockchain. No entanto, muitas startups estão fazendo isso e algumas ganharão impulso no mercado no início dos anos 2020, com uma escala aparente após 2025.

Em conclusão, a proliferação de soluções completas levará as organizações a explorar novas maneiras de operar com graus maiores de descentralização do que agora.

Visto que é uma das maiores referências na aplicação desta tecnologia, a 7COMm oferece suporte completo para buscar a proposta de valor total do Blockchain. Com toda a certeza, nossos profissionais altamente capacitados, e atualizados segundo os conceitos mais modernos saberão conduzir sua empresa às soluções mais completas. Clique aqui e entre em contato.