Search
+55 (11) 3358-7700

Foco para adoção de Blockchain ainda está na reforma e não na revolução

Embora seja sempre citada entre as tecnologias com maior potencial de inovação, na prática este ainda parece não ser o foco para adoção de Blockchain. Pelo contrário, uma análise mais atenta mostra uma preocupação maior em apenas melhorar o que já está sendo feito do que em criar coisas novas.

Em síntese essa foi uma das principais conclusões de uma recente pesquisa feita em parceria entre o Fórum Econômico Mundial e a Accenture. De acordo com os responsáveis pelo estudo, o foco para adoção de Blockchain está na tecnologia, e não no alinhamento quanto às oportunidades de negócio.

Desta forma, mais de 64% das iniciativas de blockchain estão sendo financiadas por verbas de TI. Como consequência desta abordagem, quando perguntados sobre o que levou as organizações a investirem em blockchain, poucas organizações selecionaram “novos produtos ou serviços para negócios”. Por mais que o desejo de disruptura pudesse sugerir o contrário, na verdade esta opção ficou em último lugar.

Por outro lado, as três primeiras áreas de interesse dos setores pesquisados foram:

  • Rastreabilidade total das informações
  • Capacidade de verificar se os dados não foram adulterados;
  • A maneira como a tecnologia é distribuída.

Foco para adoção de Blockchain precisa estar além da empresa

Uma vez comparadas essas respostas os organizadores da pesquisa elaboraram uma série de dicas para endereçar corretamente o foco para adoção de Blockchain Neste sentido, o primeiro passo seria alinhar prioridades estratégicas identificando uma vantagem competitiva na construção de redes blockchain e da aplicação da tecnologia.

Ao menos que haja uma proposta clara de valor neste momento, outra recomendação é que as organizações monitorem se estiverem interessadas em participar potencialmente.

Por fim, o foco para adoção de Blockchain precisa estar além das paredes da própria empresa. Por isso os efeitos de rede e de escala precisam ser considerados principalmente nos resultados da colaboração com diferentes partes internas e externas.

A definição do foco para adoção de Blockchain exige suporte estratégico

De acordo com uma reportagem publicada pelo portal InforChannel, a pesquisa foi realizada junto a 550 líderes dos setores público e privado. Para que os resultados fossem os mais abrangentes possíveis, foram avaliadas 13 indústrias globais identificadas como prioritárias. Sob o mesmo ponto de vista 79 projetos Blockchain foram desconstruídos e examinados.

Em conclusão, o principal recado deixado pelo estudo é que a definição do foco para adoção de Blockchain ainda exige muito suporte estratégico. Em virtude de sua experiência, a 7COMm é uma das referências em desenvolvimento e implantação de projetos baseados na tecnologia no Brasil. Para que seus parceiros acertem o foco para adoção de Blockchain ela oferece profissionais especializados e estreita parceira com as principais plataformas globais de desenvolvimento. Nesse meio tempo a companhia acompanha de perto a multiplicação dos casos de uso em todo planeta e todo esse conhecimento é compartilhado. Clique aqui entre em contato e acerte o alvo.