Search
+55 (11) 3358-7700
uso de BlockChain no Supply Chain

Covid-19 deve acelerar ainda mais o uso de BlockChain no Supply Chain

Não resta dúvida entre os especialistas de que um dos efeitos trazidos pela pandemia do Covid-19 foi a aceleração nos processos de transformação digital. Neste sentido, o uso de BlockChain no Supply Chain deve se consolidar com um dos maiores exemplos. Afinal, antes mesmo do vírus se espalhar para todo o planeta já havia uma grande expectativa pela disseminação desta tecnologia no setor.  No entanto, as grandes dificuldades impostas durante o combate ao vírus levaram muitos tomadores de decisão a anteciparem a colocação de seus projetos em prática.

Em síntese, o COVID-19 tem colocado problemas para quase todas as empresas, desde a fábrica até o cliente. Só para exemplificar, no processo de produção as empresas costumam usar vários componentes originados em todo o mundo para criar um único produto. Desta forma, com a interrupção ocorrendo em diferentes lugares e momentos, continuar produzindo tem sido muito difícil. Semelhantemente as vendas dos varejistas foram impactadas por bloqueios de movimentação e toques de recolher. Por mais que seja um cenário desafiador, estas situações revelaram como o uso de BlockChain no pode contribuir para a evolução dessa atividade.

No momento em que esses obstáculos se impõem, o uso de BlockChain no Supply Chain permite uma abordagem completa do gerenciamento de informações. Por consequência todos os parceiros comerciais poderão ver e se adaptar às mudanças nos cenários de demanda e suprimento em todo o mundo.

Uso de BlockChain no Supply Chain será onipresente até 2025

Surpreendentemente, um estudo do Instituto de Pesquisa Capgemini feito antes da pandemia já afirmava que o Blockchain se tornaria onipresente no supplay chain até 2025. Por causa de suas características, o uso de BlockChain no Supply Chain dominaria os setores de manufatura, produtos de consumo e o varejo.

Segundo o estudo, os principais impulsionadores do uso de BlockChain no Supply Chain seriam a redução de custos (89%), a rastreabilidade (81%) e a transparência (79%). Por causa deste dessa expectativa, os executivos abordados no estudo revelaram o desejo de aumentar o investimento no BlockChain em 30% nos próximos 3 anos.

No momento em que eles foram entrevistados, apenas 3% das organizações investiam em uso de BlockChain no Supply Chain em escala. Enquanto isso, outros 10% tinham um projeto-piloto implementado. Finalmente, os 87% restantes relataram estar nos estágios iniciais no uso da tecnologia.

Dificuldades reforçaram urgência do uso de BlockChain no Supply Chain

Certamente os efeitos da pandemia farão com que estes percentuais sejam modificados em uma velocidade bem maior do a esperada na época. Com efeito, agora as organizações conhecem na prática os problemas gerados pela falta de cadeias de suprimentos mais resilientes. Em outras palavras, as dificuldades causadas para superar os obstáculos neste período reforçaram ainda mais a urgência do uso de BlockChain no Supply Chain. Por outro lado, a aceleração em sua adoção fará as empresas saírem deste momento posicionadas para alcançar um sucesso comercial mais amplo do que nunca.

Em virtude de já ter executado inúmeros projetos que já estão em operação para líderes de mercados, a 7COMm está preparada para apoiar esta aceleração. De fato, a empresa já vem sentindo o aumento na demanda por BlockChain no Supply Chain, e aposta no crescimento exponencial nos próximos meses.

Desta forma, a 7COMm coloca uma das equipes mais experientes do país à disposição para ajudar seus parceiros na transição para esta nova era. Clique aqui entre em contato.