Search
+55 (11) 3358-7700

Escolha dos parceiros é determinante para o sucesso da estratégia Cloud

Todas as atenções estão voltadas para as soluções Cloud. Até mesmo as empresas mais conservadoras começam a olhar com bons olhos para os serviços em nuvem e pouco a pouco cedem aos encantos da solução.

A consolidação do mercado impulsiona esse movimento. A segurança comprovada da nuvem e os ganhos de flexibilidade e eficiência mostram que as aplicações mais críticas também têm lugar nesse ambiente. Para se ter uma ideia do avanço, pesquisa recente da IDC aponta que o mercado global de cloud, incluindo serviços, hardware, software e serviços profissionais vai movimentar mais de US$ 1,0 trilhão em 2024.

Mas para evitar cair na armadilha dos modismos, o primeiro passo quando se pensa em cloud é avaliar quais processos podem ser executados na nuvem trazendo redução de custos e escalabilidade e como implementá-la de forma a explorar todo seu potencial.

Especialistas em cloud

Antes de adotar cloud, é importante fazer uma avaliação para que a estratégia esteja em linha com os objetivos do negócio. Nessa jornada,  é chave contar com parceiros especializados, que conheçam em profundidade as soluções disponíveis e que trabalhem com os principais fornecedores.

A parceira deve estudar a estratégia tecnológica e de negócios e assumir uma postura consultiva, começando pelo desenho da arquitetura ideal para a companhia. Concluída essa etapa, inicia-se a construção da da infraestrutura, com  definição de capacidade, velocidade e até  SLAs a serem contratados.

A oferta de serviços de gestão de toda a infraestrutura, com  alocação de mão-de-obra altamente qualificada é outro fator essencial para que o projeto seja bem-sucedido. Por isso, a definição do parceiro também passa pela avaliação do portfólio da empresa. Afinal, contar com um único fornecedor traz ganhos  de gestão e de eficiência.

Avaliação do provedor de cloud

A escolha do fornecedor é o ponto nevrálgico e precisa considerar especialmente três aspectos:

– Segurança: as aplicações devem rodar em um ambiente com alto nível de segurança e de estabilidade para assegurar a integridade e a disponibilidade dos dados. Há grande preocupação com esse aspecto. Estudo recente de uma empresa de segurança revela que 68% dos entrevistados apontam a configuração incorreta da plataforma de nuvem como uma das principais ameaças de segurança no ambiente cloud. Recorrer a empresas sólidas e com histórico consistente no mercado de tecnologia permite ao profissional de TI dormir tranquilo. Quando falamos em grandes provedores, já podemos dizer que cloud e segurança andam lado a lado.

– Conectividade: é importante apostar em uma solução compatível com outras plataformas. Sistema como o Azure, da Microsoft, tem capacidade de conexão diferenciada, sendo compatível com novas tecnologias, como blockchain, inteligência artificial, automação e APIs.

– Flexibilidade e escalabilidade: a nuvem da Microsoft também apresenta ferramentas avançadas para gerenciar e detectar com rapidez qualquer tipo de ocorrência. Assim, é possível agir rapidamente e ajustar a estrutura à necessidade, com a flexibilidade necessária para o negócio.

A 7COMm tem grande expertise na construção e gestão de ambientes na nuvem e sabe como extrair o máximo dessa estrutura em benefício das empresas. Quer saber mais como adotar o cloud? Fale com um dos nossos especialistas!