Search
+55 (11) 3358-7700
 

Blockchain no setor Logística

7COMm / Blockchain no setor Logística

O CONTROLE ABSOLUTO DA CARGA ONDE ELA ESTIVER E A ELIMINAÇÃO DOS ERROS DE DOCUMENTAÇÃO

 

A atividade logística tem por característica a necessidade de envolver a integração entre várias empresas o que torna o modelo de banco de dados do Blockchain uma ferramenta com potencial significativo para ajudar a melhorar os processos.

Com o Blockchain, o cenário de rastreamento de entrega muda. Todas as empresas acessam a mesma rede e conseguem verificar a informação diretamente da fonte. Além disso, qualquer decisão referente ao transporte da carga, como rota, preço do frete, entre outros aspectos, é tomada a partir de um consenso. O cliente ainda pode acompanhar com mais precisão a entrega do seu produto, pois a informação validada não sofre mudanças.

Na prática

  • Tudo monitorado mesmo nas fronteiras mais remotas

Uma gigante chinesa do e-commerce integrou a tecnologia Blockchain para rastrear informações em suas operações logísticas transfronteiriças. O sistema tem um registro imutável de informações de remessa, como detalhes sobre a produção, transporte, alfândega, inspeção e qualquer verificação de terceiros.

  • Eliminação de erros em documentos de embarque

Uma empresa israelense de transporte de contêineres conduziu um piloto para digitalizar o Conhecimento de Embarque, um documento essencial que contém informações críticas como destino, descrição do produto, quantidade, informações de faturamento e manuseio. Ocorre que segundo as estimativas do setor, mais de 10% das faturas de frete contêm dados incorretos neste tipo de certificado.

Durante o período experimental, enquanto a companhia de Israel e outros participantes do piloto emitiram, transferiram e receberam seus Conhecimentos de Embarque por meio de um sistema blockchain, a iniciativa foi até apelidada de o “santo graal” na logística.

A adoção industrial deste tipo de digitalização para o Conhecimento de Embarque poderia significar a redução de custos nas cadeias de suprimento, permitindo uma documentação livre de erros e fazendo uma transferência de documentos originais mais rapidamente.