Search
+55 (11) 3358-7700
 

Blockchain no setor Saúde

7COMm / Blockchain no setor Saúde

 

 

A AGILIDADE NO ATENDIMENTO E O CONTROLE SOBRE GASTOS E MEDICAMENTOS

 

Os casos de uso do Blockchain nos serviços de saúde estão sendo descobertos a cada dia. Ao descentralizar o histórico do paciente, rastrear produtos farmacêuticos e melhorar as opções de pagamento, o Blockchain está revolucionando o setor em todo o mundo.

Na prática

  • Compartilhamento de dados de pacientes

Um dos casos de uso de saúde mais populares para Blockchain é o gerenciamento de dados de pacientes. Os registros médicos tendem a ser separados por agências de saúde, tornando impossível determinar o histórico médico de um paciente sem consultar o prestador de cuidados anterior. Esse processo pode levar um tempo significativo e muitas vezes pode resultar em erros causados por falhas humanas.

Existem várias iniciativas em andamento cujo objetivo é aumentar a transparência entre as instituições médicas, colocando todas as informações de um paciente em um Blockchain. Isso inclui imagens, bem como várias informações sobre a condição do paciente. Desta forma a informação pode ser acessada pelos médicos e pelos próprios pacientes através de um aplicativo móvel.

  • Previsão de custos aos provedores de saúde

O Blockchain tem sido usado também para aprimorar a coordenação de cuidados e previsão financeira ajudando os provedores de pagamentos em planos de saúde a terem uma ideia do que acontece com os pacientes quando eles deixam o hospital. Desta forma essas companhias conseguem determinar quanto o cuidado de um paciente vai custar e a parte do investimento que caberá às várias organizações envolvidas.

  • Venda de dados a pesquisadores

Alguns projetos que armazena as informações de um paciente em Blockchains para que todas as partes visualizarem estão avaliando a possibilidade de também permitir que os pacientes vendam seus dados a pesquisadores para obter lucro.

  • Fim da falsificação de remédios

Estima-se que dezenas de milhares de pessoas morram a cada ano devido a medicamentos falsificados. O Blockchain pode ser uma resposta a este grave problema. Já existem testes sendo feitos com a tecnologia que concentram esforços na tarefa de garantir conformidade regulatória, gerenciamento de inventário, rastreamento e acompanhamento do ciclo de vida de sua medicação.